Vanessa Hashisaka - estética, saude, bem estar e empreendedorismo

Eumelanina e Feomelanina, o que é?

Eumelanina e Feomelanina, o que é?

Dois subtipos de melanina são produzidas no interior dos Melanossomos: a Eumelanina e a feomelanina. A Eumelanina possui um alto peso molecular e destaca-se por apresentar uma cor que varia de marrom a negro. A feomelanina, por sua vez, possui coloração vermelha ou amarela.

O que são estas duas duas amiguinhas aí?

A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.

Dois subtipos de melanina são produzidas no interior dos Melanossomos: a Eumelanina e a feomelanina. A Eumelanina possui um alto peso molecular e destaca-se por apresentar uma cor que varia de marrom a negro. A feomelanina, por sua vez, possui coloração vermelha ou amarela.  Os grânulos de melanina se dispõem sobre o núcleo do Queratinócito, de modo a impedir lesões no DNA da célula pelos raios ultravioleta.

Mas afinal o que estes dois subtipos de melanina têm haver com essa perguntinha aqui?

Porque algumas partes depiladas do meu corpo escurecem?

Exemplo axilas e virilhas...

Com certeza você já conhece ou ouviu falar em pessoas que questionam um escurecimento em algumas partes do corpo após a frequência de depilação. Então deixa eu te explicar melhor antes de querer saindo clareando estas áreas observe se ela está relacionada com alguma destas patologias:

Acantose Nigricans.

Primeiramente agende uma consulta com urgência com um especialista agende com um clínico geral e depois ele irá encaminhar você com um especialista pois estas manchas está relacionada a disfunções hormonais. Podemos citar como exemplos:

  • Diabetes: deve-se manter os níveis de açúcar no sangue regulados para acelerar o desaparecimento das manchas;
  • Ovário policístico: deve-se fazer o tratamento com anticoncepcional para regular os hormônios e atenuar as manchas escuras da pele;
  • Síndrome metabólica: é recomendado emagrecer com dieta equilibrada e exercício físico regular para atenuar as manchas. 

Com o devido tratamento as manchas escuras na pele tendem a desaparecer a pele volta a ter uma cor uniforme.

Eumelanina e Feomelanina, o que é?

Realmente você tem que saber o que está causando este escurecimento, agora vamos falar de algo bem sério, vejo várias receitinhas milagrosas contendo bicarbonato de sódio, pasta de dente água oxigenada e o mais perigoso de todos “ Limão” que causa uma ou patologia grave :

Eumelanina e Feomelanina, o que é?

A fitofotodermatite é o nome científico das lesões na pele causadas pelo limão. Basta que o limão entre em contato com a pele e a pessoa fique exposta ao sol logo a seguir, que a pele reage e pode surgir uma queimadura ou podem ficar pequenas manchas escuras na pele, especialmente nas mãos.

Não é só o limão que provoca isso. Alguns vegetais, como laranja, tangerina, caju, entre outros, possuem uma substância fotossensibilizadora, chamada furocumarina, capaz de absorver a radiação solar. Ela age exatamente ao contrário do protetor solar.

Quando entra em contato com a pele, essa substância é absorvida e, com a exposição ao sol, provoca uma reação parecida com queimadura. Ao mesmo tempo, estimula a produção de melanina, substância que dá cor à pele.

Ufa que alívio você vai pensar duas vezes antes de usar receitas caseiras, vale a pena correr o risco?

Então o que fazer para remover estas manchas?

Em primeiro lugar procure uma esteticista ela saberá te dizer se esta mancha é de competência dela ou de um médico especialista...

Hoje em dia a tecnologia estão muito avançadas hoje existem fórmulas e aparelhos que fazem verdadeiros milagres no mundo da estética e dermatologia basta você procurar um profissional que domine este assunto,mas como eu prometi vou te ensinar algumas dicas que eu já testei em cabine nestes meus 12 anos de profissão e também minhas clientes fazem uso como home care.

Esfoliação mais Argilas

Esfoliação a cada 15 dias nas regiões afetadas com esfoliante e fazer um emplastro após a esfoliação com argila branca e água termal.

Blend Clareador

  • Sabonete líquido com ácido glicólico;
  • Esfoliante de Cristais de Quartzo com Argilas;
  • Águas Duras ou Água termal;
  • Argila Rosa;
  • Argila Branca;
  • Máscara calmante ou Máscara rica em colágeno ou DMAE.

Receitinha:

Após Lavar a Região com o sabonete contendo ácido glicólico esfolie suavemente a área escura a ser clareada com movimentos circulares e leves(Bem Levemente pois o sabonete de ácido glicólico por si so faz um afinamento na região) enxaguar  e secar.

Agora faça uma misturinha com a argila branca com águas duras ou termal até virar um emplastro um uma consistência embarreada e passe no local que foi esfoliado deixe secar,após a secagem retirar delicadamente toda a argila e secar novamente. Após a região bem seca passar uma fina camada de máscara calmante ou rica em colágeno ou DMAE.

Obs: a Argila rosa será substituída na receita daqui quinze dias assim você irá intercalar entre as argilas Branca e Rosa.

Faça este processo até obter o clareamento desejado.

Com este Blend você irá ter ótimos resultados como manutenção em seu processo depilatório.

AGORA UM EXTREMO ALERTA:

Não esfoliar a pele na antes ou após a depilação recente de um intervalo de no mínimo 5 dias pois a pele estará extremamente sensibilizada para receber ambos os processos.

Muitos erros são cometidos pela falta de informação lembrem-se um profissional ou uma pessoa bem informada evita vários erros e está sempre disposto a avaliar e desfrutar de um valioso conhecimento, basta apenas você ter um toque curiosidade.

Saiba Mais sobre Vanessa Hashisaka

Postado por: Vanessa Hashisaka

Vanessa Hashisaka nas redes sociais:

Esteticista, Cosmetóloga, Profissional em Depilação e Especialista na promoção da Saúde na Pele, atuante a quatorze anos na área da beleza, contribuindo com a “Saúde e o Bem Estar” de seus pacientes e alunos.

Deixe seu comentário aqui:

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!